segunda-feira, 13 de junho de 2011

Um riso não vale uma tristeza

Para uns, humor não tem - ou não deveria ter - limites. É permitido falar de tudo, sem censura.

Outros vivem no mundo do politicamente correto, ou no 'Mundo Coxinha'.

Acho que existe um meio-termo. Nem 8, nem 80. Pra mim, o humor pode ir até determinado ponto. Quando se deixa de lado o respeito e se fere a dignidade de uma pessoa ou de um grupo não é humor.

Alguns 'humoristas' dão indícios de que pensam estar acima de todos, como se pudessem brincar com as tragédias dos outros.

Recentemente Danilo Gentili e Rafinha Bastos, os dois do CQC, extrapolaram - no meu ponto de vista - em suas piadas.
No Dia das Mães, Rafinha Bastos tweetou: "Ae órfãos! Dia triste hoje, hein?". Ontem, Dia dos Namorados, foi a vez de Danilo Gentili dizer: "Encalhada no Dia dos Namorados fica mais triste que órfão no Dia das Mães".

Em outra situação, R. Bastos soltou: "Homem que estupra mulher feia não merece cadeia, merece um abraço" e Gentili, ferindo a memória da Comunidade Judaica, disse: "Entendo os velhos de Higienópolis temerem o metrô. A última vez que chegaram perto de um vagão foram parar em Auschwitz".

Isso é humor? Acredito que nenhuma mulher que tenha sido estuprada - seja ela bonita ou feia - achou graça. E que filho que tenha perdido sua mãe vai rir com essa tirada? Que judeu gosta de ser retratado assim?

Claro que existem pessoas que superam os traumas e convivem de maneira bem tranquila com os percalços da vida. Só que estas pessoas estão no grupo das exceções. Para boa parte das demais, determinados assuntos - principalmente quando tratados com deboche - doem.

Penso que um riso não vale uma tristeza - mesmo que esta tristeza não seja minha. E isso, na minha opinião, não se enquadra no politicamente correto. É algo maior.

Não sou mulher feia estuprada, nem judeu, nem órfão. Mas nem por isso, acho justa a brincadeira.

Por que eles fazem isso? Seria porque não se importam com os sentimentos dos outros? Seria porque as polêmicas os colocam no centro das atenções?

Eu não consigo encontrar qualquer resposta que justifique...

Atualizando em 05 de julho com matéria publicada no UOL: http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/2011/07/04/espectador-sobe-no-palco-e-agride-o-comediante-ben-ludmer.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário