sexta-feira, 24 de junho de 2011

Glee na Globo

Há algum tempo - desde a primeira temporada - acompanho Glee.

Na forma, diria que é um 'seriado adolescente'. Ainda que o conteúdo também seja pra este público, eu gosto muito da maneira como alguns assuntos são tratados.

A questão do bullying, por exemplo, - seja por causas de etnia, orientação sexual ou pelo comportamento -, está sempre muito presente e sob diversos pontos de vista.

Pra quem nunca viu a série, vou tentar resumir:
A série é ambientada numa escola americana com alunos na faixa dos 17 anos. Lá, encontramos o grupo dos 'queridinhos' e o dos 'excluídos'. Basicamente os 'queridinhos' estão no time de futebol americano e nas líderes de torcida e os 'excluídos', no 'clube do coral'. Na esperança de tornar o coral mais bem visto por toda a escola, o professor decide trazer pessoas populares do grupo dos 'queridinhos'. Ele até consegue trazer algumas pessoas, só que, ao invés de popularizarem o coral, elas também tornam-se excluídas. Todos os dilemas giram em torno disso. Além das batalhas entre os alunos, alguns professores também duelam - em especial o professor do coral, Will Schuester, versus Sue Sylvester, a chefe das líderes de torcida.

Em linhas gerais é isso. O detalhe - que entra como ponto positivo pra mim - está na abordagem. Por mais que os assuntos possam parecer bobos e mais bobas ainda as músicas que eles sempre estao cantando, o seriado tem uma pegada que me prende.

Agora tem uma coisa... Glee na Globo? Não acredito que a 'Vênus Platinada' tenha peito para colocar a série na íntegra. Acredito que muita censura vai rolar. Não que eu veja algum problema na versão original. Longe disso! Eu bem que queria que todos tivessem oportunidade de ver e refletir sobre determinados assuntos. Mas conhecendo a Globo, não vai rolar. Ainda mais sabendo que a exibição será nas manhãs de sábado.

Pra se ter ideia do que quero dizer, a Globo até hoje não colocou no ar um beijo entre dois homens nas suas novelas - normalmente voltadas para o público adulto. Já em Glee, isso já aconteceu entre dois jovens (na segunda temporada).

E aí!? Você acha que a Globo vai mostrar isso?

Independente de qualquer coisa, acho válido. Mesmo que corte algumas coisas, outros debates ficarão.

Olha aqui o trailer - em Inglês - da primeira temporada:

Pra quem tem TV por assinatura, pode acompanhar a segunda temporada na Fox. Aqui, a sinopse de todos os episódios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário